Saudação

terça-feira, 1 de junho de 2010

NOVIDADES NO BLOG

O BLOG, O SERVIDOR, TEM MAIS UM COLABORADOR, DESTA VEZ É A ESTUDANTE ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA ANA GABRIELA QUE TERÁ UM ESPAÇO PARA TEMAS RELACIONADOS A SAÚDE. VEJA O PRIMEIRO.

Esclarecimentos Gerais Sobre a Diabetes

Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal de glicose ou açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como enfarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.
Pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue podem apresentar: muita sede, vontade de urinar diversas vezes,perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual),fome exagerada,visão embaçada,infecções repetidas na pele ou mucosas,machucados que demoram a cicatrizar,fadiga (cansaço inexplicável),dores nas pernas por causa da má circulação.Em alguns casos não há sintomas. Neste caso, a pessoa pode passar muitos meses, às vezes anos, para descobrir a doença. Os sintomas muitas vezes são vagos, como formigamento nas mãos e pés.
A amputação de membros inferiores é uma das principais conseqüências do diabetes e das ulcerações(feridas) nos pés. Para que a pessoa com diabetes possa ter uma vida normal e reduzir ao máximo o risco de desenvolver uma complicação, é necessário ter a doença sob controle, que significa manter a glicemia dentro dos níveis fisiológicos(normais).Com isso deve-se ter acompanhamento médico e tomar a medicação regularmente.Porém,a terapêutica medicamentosa tenderá ao insucesso se os cuidados diários não forem observados. Somente a educação em diabetes pode conduzir a um comportamento positivo para a prática do auto controle,por melhorar a aderência ao tratamento e ao controle glicêmico. Enfatiza-se aqui a prática de esporte (exercício) e dieta (alimentação) adequada.
Procure seu médico, realize os exames adequados e siga rigorosamente as recomendações. Diabetes não tem cura, mas pode se ter um controle satisfatório proporcionando assim uma melhor qualidade de vida ao indivíduo.

Por Ana Gabriela Batista
Acadêmica do curso de FISIOTERAPIA
6ºperíodo UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário