Lançado durante a Jornada Mundial da Juventude de Madri (Espanha), o Youcat - Catecismo Jovem, tem se tornado o novo instrumento para catequese e formação de jovens da Igreja Católica. Nas paróquias da Arquidiocese de Natal, grupos de jovens se reúnem para estudar o Catecismo, e se aprofundarem na doutrina eclesiástica.
Segundo Daniely Barbosa, secretária arquidiocesana do setor juventude e integrante da coordenação nacional de Pastoral Juvenil, o Youcat se constitui como uma importante ferramenta para o jovem se aprofundar no conhecimento da fé. "Com sua linguagem jovem, que traz de maneira próxima à realidade dos jovens os ensinamentos da Igreja, o Youcat é uma ferramenta que ajuda a dar consistência ao que acreditamos", conta. O setor juventude da Arquidiocese de Natal, já vendeu mais de 10 mil exemplares do Youcat para jovens das pastorais da juventude, movimentos, novas comunidades, padres, freiras, seminaristas e leigos.
Na mensagem do Papa Bento XVI, que está presente no início do livro, ele fala da importância do jovem estudar o Catecismo Jovem. "Este catecismo não fala ao vosso gosto, nem vai pelo facilitismo. Na verdade, ele exige de vós uma vida nova. Ele apresenta-vos a mensagem do Evangelho como uma pérola preciosa, pela qual se tem de dar tudo. Peço-vos, portanto: estudai o catecismo com paixão e perseverança", pontua.
Ainda na mensagem, Bento XVI explica que é necessário que os jovens, na atualidade, tenham conhecimento da fé que professam. "Tendes de conhecer a vossa fé como um especialista em tecnologia domina o sistema funcional de um computador. Tendes de compreender como um bom músico entende uma partitura. Sim, tendes de estar enraizados na fé ainda mais profundamente que a geração dos vossos pais, para enfrentar os desafios e as tentações deste tempo, com força e determinação", reforça.
Na Arquidiocese de Natal, diversos grupos de jovens adotaram o Catecismo Jovem para ser estudado durante os encontros e reuniões. Este é o caso da Paróquia de Nossa Senhora das Graças e Santa Terezinha, no bairro Tirol. Neste ano, o livro foi a base na preparação das reuniões de espiritualização da "Caravana Natal Feliz", movimento que conta com quase 200 pessoas, e que se prepara durante todo o ano para levar alimento espiritual e físico às famílias do interior do estado.
Segundo a psicóloga Lívia Vilela, que integra o grupo, o livro foi estudado durante as 11 reuniões realizadas pela equipe. Além disso, o Segue-me da paróquia também utilizou o Youcat como fundamento, e os jovens que participaram do encontro foram presenteados com um exemplar do livro.
"Essa ação foi muito positiva, pois os seguimistas puderam levar o livro para as dez reuniões posteriores, acompanhados da Bíblia. Entendo que o Youcat é mais do que um livro de cabeceira para o jovem, ele é um fundamento doutrinal da nossa Igreja e precisa andar junto com a Bíblia, como uma leitura permanente", friza.
Ainda de acordo com Livia, é uma necessidade do jovem cristão hoje, conhecer a Igreja a qual pertence. "O Youcat nos proporciona em uma linguagem acessível, com formato de perguntas e respostas, além de textos explicativos, uma leitura leve do catecismo. Assim, nos tornamos mais íntimos dos assuntos sobre nossa igreja, pois conseguimos tirar as mais variadas dúvidas que possam surgir sobre os princípios e doutrinas da Igreja Católica, sendo uma ferramenta essencial para promoção da nova evangelização", ressalta.
O que é o Youcat
O Youcat (abreviação de Youth Catechism = Catecismo Jovem) surgiu baseado numa prática diária da fé dos jovens. O próprio Papa Bento XVI apoiou o projeto desde o início, e escreveu o prefácio, recomendando este livro aos jovens. A obra tem a mesma proposta do "Catecismo da Igreja Católica", sendo a linguagem e o projeto gráfico diferenciado, estruturado em perguntas e respostas. É um catecismo pensado fundamentalmente para os jovens, com uma linguagem apropriada, com imagens e textos complementares, sendo que a sua a estrutura básica é semelhante à do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica.
Fonte: Tribuna do Norte em 26.01.2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário