Saudação

sábado, 9 de outubro de 2010

NOTÍCIAS DA HORA: SAÚDE

CNBB e Ministério da Saúde fazem parceria para diagnóstico de hanseníase

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai mobilizar pouco mais de dez mil paróquias do Brasil e igrejas cristãs para que os padres falem durante a celebração da missa sobre a hanseníase.A ideia é orientar os fieis sobre a necessidade de se prevenir, diagnosticar e tratar a doença.

Segundo a coordenadora geral do Programa Nacional de Controle da Hanseníase, do Ministério da Saúde, Maria Aparecida de Faria Grossi, a iniciativa, que tem o apoio do Ministério, pretende alertar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce da doença.Para ela, a igreja atinge populações que muitas
vezes a saúde não atinge. “Precisamos desse apoio para que mais e mais cidadãos consigam descobrir a doença precocemmente e fazer o tratamento adequado e oportuno”, afirmou.

Maria Aparecida de Faria Grossi acrescenta que o número anual de casos de hanseníase vem caindo desde 2003, ano em que foram registrados mais de 50 mil diagnósticos. No ano passado, foram 37.160 notificações. A coordenadora geral do Programa Nacional de Controle da Hanseníase alerta para os sintomas mais comuns da doença.

"O diagnóstico da hanseníase ele é feito através do aparecimento de manchas brancas, manchas vermelhas, caroços, nódulos em qualquer parte do corpo. Mas, são manchas que têm uma característica especial, são machas dormentes. No local da mancha a pessoa não sente a diferença do quente, do frio. Não sente a diferença, por exemplo, da ponta de um alfinete para a cabeça do alfinete e também não sente a diferença do tato”, explicou.

A coordenadora do programa lembra ainda que a doença tem cura e os medicamentos para o tratamento são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Por, Correio do Estado.
Redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário